(41) 3092-4200 Rua da Paz, 195, sala 123, 1º andar, Alto XV

A fotocoagulação a laser é um tratamento há anos consagrado na prática oftalmológica.

Consiste na aplicação de disparos de um feixe de laser de diodo verde, de 532 nm de comprimento de onda, tendo como alvo áreas específicas da retina. O médico visibiliza a retina do paciente através de um microscópio e realiza então os disparos de laser.

Existem inúmeras indicações para a fotocoagulação a laser, como o tratamento de lesões periféricas da retina encontradas na alta miopia, o tratamento de edemas maculares diabéticos, o tratamento da retinopatia diabética, de oclusões venosas e o tratamento de roturas ou rasgos retinianos para prevenção do descolamento de retina.

O procedimento é realizado em ambiente de consultório. Dependendo da intensidade necessária em cada caso, as aplicações podem gerar um incômodo momentâneo para o paciente, que pode ser contornado através da diminuição da intensidade ou mesmo, em casos de sensibilidade extrema, da realização de uma anestesia local.

Duração: depende da extensão da área no olho a ser tratada. Pode durar de 2 a 10 minutos por sessão em cada olho.

Preparo: é necessária a realização de dilatação das pupilas, as quais levam em média 5 horas para retornarem ao normal. Aconselha-se que o paciente traga óculos escuros para maior conforto após a saída da clínica, pois a dilatação pupilar causa sensibilidade à luz.

Não é necessário jejum, nem estar acompanhado. A visão pode levar aproximadamente 15 minutos para voltar ao normal.

Rua da Paz, 195, sala 123, 1º andar, Alto XV