(41) 3092-4200 Rua da Paz, 195, sala 123, 1º andar, Alto XV

EXAMES DIAGNÓSTICOS E PREPARO.

 

É importante ir ao oftalmologista regularmente, muitas doenças quando diagnosticadas previamente são curáveis. Conheça um pouco mais sobre alguns exames oftalmológicos, utilizados para prevenir, diagnosticar ou tratar doenças oculares:

CURVA TENSIONAL DIÁRIA

Consiste em 4 medidas da pressão intraocular realizadas em diferentes horários do mesmo dia.

O objetivo de se realizar múltiplas medidas da pressão intraocular no mesmo dia é de que se obtenha uma curva tensional, ou seja que se saiba como se comporta a pressão ocular nos diferentes momentos do dia.

Um paciente que apresenta uma boa pressão intraocular pela manhã pode apresentar uma pressão aumentada no final da tarde, e vice-versa.

Este exame faz parte da investigação básica de pacientes com diagnóstico ou com suspeita de glaucoma.

Duração: poucos segundos.
Preparo: não é necessário preparo

FOTO ESTÉREO DE PAPILA OU FOTO ESTÉREO DO NERVO ÓPTICO

Consiste na realização de uma fotografia digital de alta definição da cabeça do nervo óptico, através da utilização de um aparelho fotográfico digital específico para o fundo do olho.

As “fotos em estéreo” do nervo óptico que servem para acompanhamento, ao longo do tempo, da escavação papilar ou escavação do nervo óptico, em casos de suspeita de glaucoma ou mesmo de glaucoma já diagnosticado.

As fotos em estéreo consistem em 2 fotos, quase idênticas, da cabeça do nervo, realizadas com uma pequena diferença de ângulo uma da outra, que permitem a visibilização em 3 dimensões da escavação papilar através da utilização de um aparelho chamado “estereo-viewer” ou visibilizador em estéreo por parte do médico.

Duração: cerca de 3 minutos
Preparo: é necessária a realização de dilatação das pupilas, as quais levam em média 5 horas para retornarem ao normal. Aconselha-se que o paciente traga óculos escuros para maior conforto após a saída da clínica, pois a dilatação pupilar causa sensibilidade à luz.

Não é necessário jejum, nem estar acompanhado.

GONIOSCOPIA

É um exame não invasivo, realizado no próprio consultório, que tem como objetivo visualizar o ângulo de drenagem do líquido que preenche o olho, chamado humor aquoso.

Este ângulo se situa entre a íris e a córnea do paciente e é chamado de ângulo irido-corneano. Ele está envolvido em uma certa parte dos glaucomas. Todo paciente com glaucoma ou suspeita de glaucoma deve ser submetido a este exame como parte de sua avaliação básica.
No consultório, após a instilação de colírios anestésicos, o médico coloca uma pequena lente, que possui espelhos internos, na superfície do olho do paciente. Através destes espelhos, examina-se o ângulo de drenagem do humor aquoso em toda sua extensão.

O exame é simples, indolor e rápido.

Duração: aproximadamente 1 minuto.
Preparo: não é necessário preparo

Rua da Paz, 195, sala 123, 1º andar, Alto XV