(41) 3092-4200 Rua da Paz, 195, sala 123, 1º andar, Alto XV

No olho, há uma camada externa que se situa entre a conjuntiva e a esclera, chamada Tenon. A aplicação dos corticóides triancinolona ou Depo-medrol, potentes medicamentos anti-inflamatórios esteroidais, abaixo da camada de Tenon é chamada de aplicação subtenoniana. O medicamento é aplicado na parte externa do olho. Não há penetração ocular durante a aplicação.

Esta aplicação tem como objetivo o controle a médio prazo de alguns processos inflamatórios oculares crônicos, entre eles algumas uveítes.

A medicação aplicada no exterior do olho, sob a camada de Tenon, vai sendo liberada lentamente, levando ao controle destes processos inflamatórios. O efeito da medicação pode durar alguns meses, e desta forma, deixar o paciente menos dependente de colírios ou mesmo de medicação anti-inflamatória via oral.

Por se tratar de um corticóide, há risco de aumento da pressão intraocular em alguns casos. Como geralmente não é um tratamento de primeira escolha, conhecendo-se o comportamento da pressão ocular do paciente ao usar colírios de corticóides, o médico pode estar mais ou menos propenso a escolher esta opção terapêutica.

Duração: aproximadamente 2 minutos

Preparo: não é necessário preparo para o procedimento, que por não ser invasivo, pode ser realizado no próprio consultório.

Rua da Paz, 195, sala 123, 1º andar, Alto XV